Foram três longos e exaustivos dias divididos entre aulas teóricas, técnicas de primeiros socorros e a simulação em campo de combate a incêndios florestais. Esse foi o caminho percorrido pelos alunos voluntários que concluíram, nesta quarta-feira (21), o Curso de Brigadistas Florestais e Urbanos, promovido em conjunto pela Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso (Semsep), por meio da Coordenadoria Municipal de proteção e Defesa Civil (Compdec), e a 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar Alves Daroit.
A iniciativa faz parte de uma série de ações, anunciadas no início deste mês, para fortalecer o trabalho de fiscalização, prevenção e de combate a incêndios no perímetro urbano e rural do município.
“Ao todo disponibilizamos 30 vagas, sendo que oito desses alunos, aqueles com melhor rendimento e aptidão, foram selecionados para integrar a Brigada de Incêndios Florestais, e auxiliar efetivamente o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, entre outros órgãos que eventualmente precisarem desse reforço”, explica o coordenador da Compdec, Alberto dos Santos.
Os brigadistas irão atuar junto ao Município durante todo período proibitivo de queimadas que vai de 1º de julho a 31 de outubro, com previsão de prorrogação de contratos em caso de eventual necessidade.
A remuneração dos profissionais é mantida com recursos provenientes do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom).
“Com a chegada da estiagem uma coisa é certa. Uma hora ou outra seremos acionados para combater incêndios. Quando esse momento chegar nós precisamos estar preparados, seja com relação ao contingente ou quanto aos equipamentos usados para essa finalidade”, pontua o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, ao acrescentar que, paralelamente ao treinamento de brigadistas, a pasta já concluiu o processo de aquisição de EPI´s e equipamentos, além da manutenção de veículos e caminhões-pipa usados no combate aos incêndios florestais e urbanos.
“Em 2022 foram registradas 93 ocorrências relacionadas a queimadas. Esse ano, nossa meta é reduzir ainda mais esse número. Para tanto intensificamos o trabalho de fiscalização e limpeza de terrenos baldios, mapeamento e monitoramento de locais propensos a incêndios, além do trabalho de conscientização dos moradores”, complementa o gestor da pasta.
“A inclusão de oito novos brigadistas nos possibilitará colocar três guarnições de prontidão, isso reduzirá o tempo de resposta no atendimento desse tipo de ocorrência”, enaltece o comandante da 10ª Companhia Independente Bombeiro de Sorriso, capitão Daniel Alves Moura e Silva.
Ainda de acordo com o oficial, “independente da área de atuação profissional, o curso trará resultados positivos para os alunos, uma vez que todos concluíram a carga horária exigida e, portanto, estão aptos a manusear equipamentos e a proceder em situações de risco”.
Jornada delegada
Em abril deste ano, a Prefeitura Municipal de Sorriso e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), formalizaram o Termo de Cooperação nº 0055/2023 que prevê o trabalho remunerado de bombeiros militares em horário de folga, a exemplo do que já acontece com os integrantes da Polícia Militar.
Por meio da iniciativa, a Administração Municipal garantiu o reforço do efetivo que pode ser requisitado para dar apoio em ações de fiscalização, monitoramento, elaboração de projetos de prevenção de incêndios, além do combate ao fogo propriamente dito.
Conforme o termo, cada militar não pode exceder carga horária de 6 horas diárias, nem tampouco carga horária superior a 50 horas mensal.
Lançamento de temporada de combate a incêndios florestais
Autoridades, representantes de entidades locais e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM/MT) participam, no dia 4 de julho (terça-feira), a partir das 8h, na Praça das Fontes, em Sorriso, do lançamento oficial da Temporada de Combate a Incêndios Florestais 2023.
Durante a solenidade, a Administração Municipal apresentará um cronograma das ações integradas, além de dados referentes aos investimentos na prevenção e no combate a incêndios urbanos e florestais.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT