As cordas ocupam 4º episódio do “Palco pra 2”

O professor Habel Dy Anjos, que levou a viola de cocho para ser fonte de estudo na UFMT, é um dos convidados do 4º episódio

Foto: ANGELO VARELA

A viola de cocho estará em pé de igualdade com os instrumentos clássicos da música no próximo episódio do programa “Palco pra 2”, que vai ao ar no sábado (15), às 12h30 e às 18h30, na TV Assembleia. Habel Dy Anjos e UFMT com a Corda Toda dividem o palco do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros para levar ao público versões da música clássica aos sons da viola popular mato-grossense em parcerias com violoncelo e violinos.

A parceria do músico Habel Dy Anjos com o violinista Oliver Yatsugafu não é recente. Professores do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os violinistas possuem o que Habel Dy Anjos chama de cumplicidade musical, o que só engrandeceu ainda mais o 4º episódio da 2ª temporada do “Palco pra 2”.

De Beethoven à música popular brasileira, o programa traz uma viagem musical ao som de cordas com a participação de um total de seis músicos. “Não é mais palco pra dois, mas para seis. Um trabalho que ficou muito bonito, com momentos de cordas maravilhosos, unindo a sonoridade do violoncelo com a da viola de cocho”, explica Dy Anjos, que neste episódio se apresenta com a violoncelista Bárbara Sol.

A coordenadora do projeto “UFMT com a Corda Toda”, Rúbia Naspolini Yatsugafu, explica que foi pensado um repertório diferente, que levasse música de concerto para  aqueles que não conhecem, assim como possibilitar que um baião fosse tocado por violinos. “A iniciativa é muito interessante. Além de trazer essa experiência para o público, os músicos também tiveram uma vivência diferenciada, se sentiram valorizados”. O grupo foi representado pelo professor Oliver Yatsugafu, pelo Benjamin Freitas, pelo músico Ayzan Abreu, que está no início do curso de Música e por Carlos Soares, que está perto de se formar bacharel em Música. 

Projeto Palco pra 2 está em sua segunda temporada com a proposta de reunir músicos locais no palco do Zulmira Canavarros

Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA

O músico, professor e pesquisador, Habel Dy Anjos trouxe a viola de cocho para dentro da universidade assim que chegou ao Departamento de Artes da UFMT, em 1989, com o projeto “Viola de Cocho Novas Perspectivas”. “Trouxemos os cururueiros para dentro da UFMT, fomos aprender com eles, ver todo o potencial desse instrumento que ainda era pouco conhecido. O campo de estudo está na comunidade e eu senti a necessidade de levar essas pessoas para a universidade”, relembra o professor que há cerca de um mês se aposentou.

O projeto “UFMT com a Corda Toda” é desenvolvido pelo Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, desde 2016, e possui aulas semanais para crianças, jovens e adultos de violino, viola, violoncelo, violão e flauta doce. A experiência reúne diferentes grupos e possui atualmente cerca de 200 alunos e busca não apenas formar músicos, mas também disseminar a obra dos grandes compositores.

Palco pra 2 – O projeto da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está em sua segunda temporada e tem como objetivo reunir no mesmo ambiente duas iniciativas musicais, sejam artistas solos ou em grupos, e trazer novas interpretações ao público.

Para o secretário-adjunto de Comunicação, Everaldo Jota, é um orgulho para a Casa colocar em um mesmo palco artistas como Marcela Mangabeira e Fabrício Carvalho, Vera Capilé e Estella Ceregatti ou ainda Macaco Bong e Miolo D’América, proporcionando experiências únicas e disponibilizando tanto pela TV Assembleia quanto pelos canais on-line da ALMT.

“A Secom, por meio de seus canais de comunicação e projetos culturais, busca garantir aos artistas locais um espaço que não seja apenas para divulgação de seus trabalhos, mas que também seja palco de novas criações, encontros e, principalmente, oportunidades para os artistas e para os públicos”.

Além da exibição nos canais 30.1 e 30.2 da TV Assembleia, o programa também fica disponível no canal do YouTube TV Assembleia MT e no Facebook da ALMT. Os episódios da primeira temporada podem ser conferidos na internet e registraram os encontros de Micos Brown e Érika Ribeiro; Vera Capilé e Estella Ceregatti; Tchá por Dios e Malaguenã; João Reis e Ana Rafaela; Heitor Mattos e Bia Trindade; Viviane Cantarella e Queila Trindade; João Abrantes e Holanda; Pacha Ana e Karola Nunes; e Macaco Bong e Miolo D’América.

Na atual temporada serão apresentados por Marcela Mangabeira e Fabrício Carvalho; Desheróis e Mariana Borealis; Caju e Cris Chaves; Abel dos Anjos e UFMT em Cordas; Flor Ribeirinha e Desert Punk; Thales Lopes e Billy Espíndola; Imitáveis e Juliane Grisolia; Strauss e Roberto Lucialdo; Sidnei Duarte e Wellington Berê; Pescuma e Rodrigo Mendes; Luiza Lamar e P. Brother; Tom Lamounier e Natália Terra; Caio Mattoso e Luth Peixoto; e Som de Fita e Azul.

Palco pra 2 é uma iniciativa da Secom da ALMT com execução da produtora Monkey Filmes.

Fonte: ALMT

COMENTE ABAIXO: