Cadeia de Valor é instituída no MPMT para gerenciamento de processos

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso acaba de instituir a sua “Cadeia de Valor”, ferramenta recém-criada para o gerenciamento de processos finalísticos, gerenciais e de suporte. Para quem não tem muita familiaridade com a área de gestão, o termo é técnico, mas o conceito é simples: a cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização.

No MPMT, seis valores norteiam a atuação institucional. São eles: Proteção e segurança jurídica, justiça social, pacificação social, defesa e valorização da vida, dignidade humana e igualdade de tratamento. “Com a cadeia de valor estruturada, o Ministério Público dá um importante passo para melhorar ainda mais a sua gestão e apresentar resultados mais eficientes à sociedade, na defesa dos seus direitos”, destacou a subprocuradora-geral de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki.

O detalhamento das atividades por processos, conforme a chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, Annelyse Cristina Cândido Santos, possibilita à administração a promoção de mudanças para melhorar os trâmites e realizar investimentos assertivos com intuito de dar maior celeridade no atendimento às demandas da comunidade.

“Essa ferramenta de gestão visa capturar e sistematizar todas os macroprocessos e processos que adicionam valor ao serviço ou produto entregue pelo Ministério Público. Se constitui de uma arquitetura em níveis, tendo sido construída com a participação da Administração Superior, Diretoria-Geral, Promotores de Justiça e Chefes de Departamento. É uma estrutura dinâmica que vai se aprimorando no decorrer da análise, mapeamento e melhorias dos processos organizacionais, assessorados tecnicamente pela Gerência de Processos organizacionais do Deplan”, afirmou.

Outro ponto importante é a contribuição da Cadeia de Valor para a Estratégia do MPMT – Missão/ Visão/Valores, Mapa e Objetivos Estratégicos e outras Diretrizes, com vistas a construir uma estrutura para que os Departamentos/Unidades consigam “se enxergar nos processos” e que a sociedade identifique o valor entregue pela instituição.

Vídeos Educativos – Para facilitar a compreensão sobre o tema, a partir desta semana será divulgada uma série de vídeos educativos com exemplos práticos relacionados à sistematização de rotinas na instituição.
 

Fonte: MP MT

COMENTE ABAIXO: