
Além do Dia da Árvore, o dia 21 de setembro também é o início da Primavera, a estação das flores e que simboliza a vida. E foi justamente sobre a importância da árvore que o aluno Matheus Pinheiro da Cruz, de apenas seis anos, já entende o que significa plantar uma árvore e cuidar da natureza. Esta foi a primeira vez que ele plantou uma muda e estava todo feliz.

Aos cinco anos, Ayla Cristina Santos Duarte estava atenta à palestra e na hora de plantar a muda, já sabia como fazer. “A gente coloca a planta no buraco [berço], coloca a terra, aperta a terra e depois joga a água. Isso é para a natureza e se nascer um caju, tem que esperar ficar maduro para a gente poder comer. A gente tem que plantar árvores e cuidar da natureza”, ensina.
É essa conscientização ambiental despertada nas crianças que faz com que os ensinamentos sejam levados para casa e para a vida de cada um dos alunos e alunas.

A engenheira florestal do Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), Rosiani Mendes Carnaíba afirma que levar esse tipo de conhecimento para crianças, com a participação deles no plantio é muito importante. “Hoje, em alusão ao Dia da Árvore estamos em uma escola, realizando palestra de conscientização com as crianças sobre os benefícios de uma árvore e levando para eles para eles esse conhecimento e também trabalhamos a oficina de plantio. Além de falar sobre os benefícios que uma árvore nos traz, nós proporcionamos a eles fazer esse plantio, colocar realmente a mão na terra, fazer com que eles saibam qual é a espécie que eles vão plantar e qual benefício vai trazer pra escola, pro ambiente.”

Especialmente para este dia, os estudantes apresentaram uma música sobre a árvore. O professor de Artes, Fernando Reis disse que através da música as crianças aprendem de forma mais fácil. “Podemos fazer o bem através da música, levar esse conhecimento para todas as crianças, que transmitem às suas famílias através dessa didática. Com as aulas de música e datas comemorativas a gente leva adiante o conhecimento para todas essas crianças formando cidadãos e cidadãs mais conscientes”, comenta o professor.
Programação – O Verde Novo preparou um cronograma especial durante esta semana para comemorar o Dia da Árvore:
Dia 21/09 (quarta-feira) às 14h
Distribuição de mudas para os colaboradores da MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação)
Rua C, nº 784, Centro Político Administrativo
Dia 23/09 às 9h e às 14h
Plantio de mudas e Projeto Rebojando na Emeb Senador Darcy Ribeiro
Rua 18, Quadra 17, s/nº, bairro Jardim Industriário
Dia 21/09 (quarta-feira) às 10h
Shopping Pantanal – Distribuição de 2.000 mudas
Shopping Estação – Distribuição de 1.000 mudas
Verde Novo – É um projeto da Justiça estadual, coordenado pelo Juvam, com cooperação técnica do Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde, e conta ainda com o patrocínio do Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O Verde Novo envolve também parceria com a TV Centro América e a Concessionária de Energia Energisa na divulgação das ações.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 1: Imagem horizontal colorida. Palestra realizada pela engenheira florestal. Ela está em pé e segura uma muda de planta. As crianças estão em frente, sentadas no chão prestando atenção. Foto 2: Aluno Matheus está agachado em frente a uma muda plantada. Ele usa uniforme da escola, segura as folhas da planta e sorri para foto. Foto 3: Vários alunos em volta de uma muda de planta enquanto um deles usa um regador. Foto 4: Alunos estão enfileirados embaixo de uma árvore fazendo a apresentação musical. Do lado esquerdo da foto está o professor Fernando, em pé, segurando o violão.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO: