Expedição Araguaia-Xingu: Justiça Comunitária oficializa novas parcerias para 4ª Edição

A Expedição Araguaia-Xingu, projeto realizado pela Coordenadoria Estadual da Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), está a todo vapor na construção de parcerias para sua 4ª Edição.
 
Entre as novidades para este ano está a oficialização da parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e a nova parceria com o projeto Imuniza Mais, do Governo do Estado. Além das novas parceiras, a Polícia Militar de Mato Grosso também renovou sua participação e integrará a comitiva do projeto, que será realizado em novembro deste ano.
 
Parceria oficializada com a OAB/MT – Apesar de já participar de outras edições, a OAB/MT oficializou neste ano a parceria para levar cidadania às comunidades do Vale do Araguaia e da região do Xingu.
 
Para a reunião de alinhamento, a diretoria da OAB/MT recebeu o coordenador estadual da Justiça Comunitária, juiz José Antônio Bezerra Filho, que apresentou detalhes sobre o trabalho que será desenvolvido.
 
No encontro foi estabelecido que os advogados contribuirão com o Poder Judiciário na conclusão de processos, conciliações e homologações, nos municípios participantes da Expedição. Além disso, as comissões temáticas darão orientações à população e apoio na arrecadação de doações.
 
“O objetivo do Tribunal de Mato Grosso é trazer esses atores para darem resultado e efetividade em cada ação. Assim teremos o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccionais locais. É uma honra para gente ter a doutora Gisele para conduzir essa interlocução com todos os segmentos. Estamos prontos para avançar nesse grande desafio que é a Expedição Araguaia-Xingu”, afirma o coordenador da Justiça Comunitária, juiz José Antônio Bezerra Filho, ao destacar a importância da nova parceria com a advocacia mato-grossense.
 
“Para gente é uma grande alegria poder colaborar e estar junto de um projeto tão bonito, com resultados tão significativo em nosso Estado. Estamos aqui firmando esse compromisso e parabenizando o doutor Tony e toda equipe do projeto. E quero reafirmar, a OAB/MT está junto. Vamos aí na Expedição Araguaia-Xingu’ ”, ressaltou a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
 
Nova parceria com Imuniza Mais – Neste ano também passa a ser parceiro oficial da Expedição Araguaia-Xingu o projeto Imuniza Mais, da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT).
 
O projeto desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso tem o objetivo de auxiliar nas ações de imunização e atualização das carteiras de vacina em todo Estado. O trabalho segue o planejamento do calendário vacinal anual e do Plano Nacional de Imunização da Covid-19, além das normas e técnicas da Vigilância e disponibiliza caminhões que contam com recepção, sala de vacina e espaço para armazenamento de vacinas.
 
Para o coordenador do programa estadual de Saúde, Marques Rocha Camarão, o Imuniza Mais vai agregar muito à comitiva da Expedição, pois levará a vacinação e aumentar a cobertura dessas regiões que às vezes não possuem nenhuma cobertura vacinal. “Essa é uma parceria muito importante entre Governo do Estado e Tribunal de Justiça, para que possamos juntos auxiliar com mais saúde para essas pessoas que tanto precisam e estão mais distantes dos polos.”
 
Parceria renovada com a Polícia Militar – A Polícia Militar de Mato Grosso, parceira antiga do projeto, também renovou sua participação para a 4ª Edição da Expedição.
 
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Côrrea Mendes, afirma que a Polícia Militar sempre foi e sempre será parceira do Poder Judiciário, em especial da Expedição Araguaia. “São várias cidades em que o Poder Judiciário e diversas instituições estão levando serviços para as comunidades carentes. E a Polícia Militar sempre estará presente em prol da sociedade mato-grossense.”
 
Expedição Araguaia-Xingu – A Expedição vai percorrer no período de 05 a 19 de novembro os municípios de São José do Xingu, Luciara, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia e Cocalinho, além de visitar nove aldeias indígenas.
Serão oferecidos serviços de Justiça, saúde e cidadania, como registro tardio, resolução de conflitos sociais, consultas médicas, oftalmológicas, tratamento odontológico, vacinas, documentação, entre outros.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 01: Imagem colorida de reunião realizada na OAB/MT para alinhamento da Expedição Araguaia-Xingu. Em destaque no centro da foto, o coordenador da Justiça Comunitária, juiz José Antônio Bezerra Filho, e a presidente da OAB/MT, Gisela Cardoso.
 
Marco Cappelletti (com informações da Justiça Comunitária)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

COMENTE ABAIXO: