O trabalho desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso na defesa do meio ambiente foi reconhecido pela Polícia Militar, por meio da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental (CIPMPA), que concedeu a Medalha Mérito Protetor Ambiental à promotora de Justiça Nathalia Moreno Pereira, de Pedra Preta, e ao oficial de gabinete Thiago Souza Garzo, de Rondonópolis. Os integrantes do MPMT compuseram um grupo de 40 pessoas – entre autoridades, civis e militares – agraciadas com a honraria em solenidade realizada na terça-feira (6) em Rondonópolis (a 212km de Cuiabá).
A medalha reconhece ações que, direta ou indiretamente, contribuíram para a proteção e conservação das riquezas naturais, bem como o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público de Mato Grosso na defesa do meio ambiente e na repressão aos crimes ambientais. “A homenagem é muito significativa, pois é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público e um incentivo para que possamos prosseguir nessa defesa do meio ambiente e no combate aos crimes ambientais”, afirmou a promotora de Justiça.
Participaram da solenidade o comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Côrrea Mendes, e o comandante da 2ª Companhia Independente, tenente-coronel Renato Carneiro Macedo. Conforme o comandante da 2º CIPMPA, em 2021 foram aplicadas 131 notificações decorrentes de fiscalização em empreendimentos, somando mais de R$ 3 milhões em multas, números que saltaram para 344 notificações e R$ 7 milhões em multas neste ano.
Fonte: MP MT