Oficiais de justiça atuantes na Comarca de Cuiabá participaram de um curso de direção defensiva promovido, nos dias 12 e 13 de dezembro, pela Diretoria do Fórum da Capital, em parceria com a Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça.
Na capacitação, 15 oficialas e oficiais foram treinados para desenvolver habilidades na condução de veículos, no intuito de prepará-los para situações adversas que podem fazer parte do dia a dia de trabalho no cumprimento de mandados judiciais.
“Considerando que o oficial de justiça caminha em todos os setores da Comarca da Capital, inclusive em locais mais perigosos, há a possibilidade de precisar de uma saída imediata, especialmente em processos envolvendo a área criminal, em que os ânimos são exaltados. Entendemos que seria conveniente treiná-los para mais essa atividade. Tivemos uma aceitação muito grande, os oficiais adoraram, sentiram que efetivamente a atual administração teve um olhar diferenciado para a parte intelectual e procedimentos metodológicos do dia a dia deles. Saíram satisfeitos e se sentindo mais seguros”, pontua o juiz-diretor do Fórum de Cuiabá, Lídio Modesto.
Os instrutores da capacitação foram quatro policiais militares da Coordenadoria Militar do TJMT, por intermédio da coronel Jane de Sousa Melo, sob o comando do sargento Madson Siqueira.
“Nós buscamos mostrar técnicas de bom senso na direção, alertando para algumas ocasiões que às vezes deixamos de fazer e acabamos nos envolvendo em acidentes. Alertamos bastante não só a respeito de como o motorista deve se comportar na direção, como os demais componentes do carro. São pequenos detalhes que podem evitar vários acidentes e preservar o bem mais precioso, que é a vida”, afirmou o sargento.
Conceitos de direção, a física do deslocamento de um automóvel, como proceder em situações de emergência, dirigibilidade, ergonomia e previsões do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram alguns dos conteúdos teóricos trabalhados na capacitação.
“Os instrutores foram ótimos, ensinaram uma série de técnicas e ações, tanto de direção defensiva quanto direção operacional, para lidarmos se eventualmente tivermos uma crise durante o nosso trabalho. Foram abordadas questões bem importantes, de segurança do carro, a parte evasiva de eventualmente você se deparar com o perigo, quando é necessário ter uma resposta rápida, de forma mais técnica ao volante. Gostei muito”, afirma o oficial de justiça Alexandre Girard Ribeiro da Silva.
A parte teórica foi realizada na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso e a parte prática aplicada na pista da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida dos oficiais de justiça recebendo o treinamento. Eles estão em pé, diante dos instrutores, em um galpão que tem fitas verde e amarelo penduradas no teto. Ao lado esquerdo e ao fundo há carros.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO: