O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania e o Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Biennes promovem na próxima segunda-feira (12) audiência pública com o tema “A Violência no Campo na Luta por Terra e Territórios e os Desafios da Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos em Mato Grosso”. O evento ocorrerá no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, das 8h às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMT no Youtube.
De acordo com a programação, a audiência contemplará seis painéis. O primeiro, às 9h, apresentará o Programa de Proteção aos Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos (PPDDH). Na sequência, haverá o segundo painel sobre “Redes de Proteção: características, conceitos e práticas”.
Ainda no período da manhã serão apresentados painéis com dados e características dos casos atendidos pelo Programa de Proteção em Mato Grosso, histórico dos conflitos e da luta pela terra no estado, diálogos e interações institucionais sobre desafios e limites na proteção de defensores e defensoras ameaçados.
No período da tarde, os trabalhos terão início às 13h35. Organizadores e participantes vão discutir as proposições e encaminhamentos das demandas. São parceiros da iniciativa o Fórum de Direitos Humanos e da Terra, o Programa Estadual de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas de Mato Grosso, Comissão Pastoral da Terra, Coordenação-Geral de Proteção à Testemunha e aos Defensores de Direitos Humanos, Conselho Indigenista Missionário e o Vida e Juventude.
Fonte: MP MT