Saúde alerta pais sobre a importância da vacinação contra a dengue

Seis meses após o início da vacinação contra a dengue, o número de crianças e adolescentes imunizados, em Lucas do Rio Verde, segue abaixo da meta inicial estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é vacinar 1.521 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, 25% do público alvo. Porém, até o momento, apenas 712 receberam a primeira dose e 92, concluíram o ciclo com a segunda dose.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann, ressalta que a vacina apresenta mais de 80% de eficácia contra a dengue, causada pelos quatro sorotipos e também previne as formas graves da doença.

“Muitos pais têm receio de algum tipo de efeito adverso, pelo fato de ser uma vacina nova. Mas, a aplicação tem sido muito tranquila em todo o Brasil, com mais de três milhões de doses aplicadas”.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a primeira vacina foi registrada em 2015. No entanto, era destinada apenas aos pacientes que já tiveram contato com o vírus.

Oito anos depois, em 2023, a Anvisa aprovou um novo imunizante, que passou a ser ofertado este ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A nova vacina é destinada aos pacientes que nunca foram infectados e aos que já foram infectados.

“Essa vacina foi muito estudada pelos cientistas e muito esperada pela população. Vamos aproveitar, porque antes só tinha na rede privada, com um custo alto e agora está disponível gratuitamente na rede pública”, ressaltou a supervisora.

A vacinação está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30 e nos finais de semana e feriados, na unidade do Tessele Junior, das 13h às 18h.

Casos de dengue

Com o início do período chuvoso, a tendência é aumentar o número de casos. Os agentes comunitários de endemias estão encontrando larvas do mosquito em todos os bairros.

Até 02 de novembro, foram confirmados 306 casos de dengue, com uma internação e 10 casos de Chikungunya. A orientação é para que a população não deixe nada que possa acumular água parada e fique atenta, principalmente, as construções.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO: