
Com intuito de discutir soluções para mudar esta realidade, profissionais da saúde das equipes multidisciplinares que atuam nas audiências de custódia, no sistema prisional e também nos atendimentos do público egresso do sistema prisional, participam do I Seminário Intersetorial da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem –PNAISH: Diretrizes, Ações Estratégicas e Desafios de sua implementação.
O evento começou na tarde desta segunda-feira (07) e abre o curso de Formação de Multiplicadores da PNAISH, realizado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT), do Poder Judiciário mato-grossense, por meio do Escritório Regional de Saúde do Município de Cuiabá, em parceria com o Ministério da Saúde do Governo Federal, a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Saap/Sesp-MT) e a Secretaria Municipal de Saúde da capital (SMS).

De acordo com a superintendente de Política Penitenciária da Saap, Fabiana da Siqueira, atualmente a população carcerária de Mato Grosso é de 11.128 pessoas, desse total 10.600 são homens, ou seja 95,25% e a grande maioria não procura pelos serviços de saúde ofertados nas unidades de prisionais, e quando vai em busca de auxilio já está em sofrimento. Entre as principais doenças que acometem os homens nas unidades prisionais estão: Tuberculose, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, contemplados em programas nacionais de Atenção Básica.
“Estamos discutindo como fazer essa população compreender a importância do acesso à saúde, não só quando já está acometido por alguma doença, mas também para atuar na prevenção”, afirma Fabiana.
A atividade faz parte da campanha Novembro Azul, que visa sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde de uma forma mais ampla do que comumente abordado no mês de conscientização do combate ao câncer de próstata. Este ano o mote da campanha nacional é “Homem, cuide da sua saúde de novembro a novembro”. “Nosso objetivo é capacitar agentes de saúde nos princípios e diretrizes para a implementação das ações estratégicas da Politica Nacional-PNAISH, com ênfase no acesso e acolhimento. Também vamos discutir os avanços e desafios na implementação dessas ações no município de Cuiabá e criar um plano de ação para o início dos trabalhos de atendimento na rede de forma qualificada”, explicou Marcia Rocha, responsável técnica da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem.
A capacitação é umas das estratégias municipal e regional para implantação de ações e serviços no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção à Saúde dos Homens dentro do Eixo Paternidade e Cuidado, estratégia do Pré-Natal do Parceiro.
O curso de formação ocorrerá nos dias 08 e 09 de novembro na sala Mangabeiras, na Escola do Servidor no TJMT. Irá trabalhar as temáticas: Acesso aos serviços de saúde e acolhimento; Sexualidade responsável e Planejamento Familiar; Paternidade e Cuidado; Doenças prevalentes na população masculina; Prevenção de Violências; Prevenção de acidentes (causas externas); Saúde prisional; Saúde do caminhoneiro e apresentação da Carta Cuiabá-MT. Nos dias 10 e 11 de novembro as equipes gestoras realizam visita técnica.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagens: Foto 1 – horizontal colorida de um dos participantes. Ele está sentado e na carteira é possível ver uma pasta com a arte do evento. Foto 2 – horizontal colorida da abertura doe vento. A superintendente da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária e o gestor do GMF estão de frente para os participantes, que se encontram sentados em carteiras.
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO: