SES realiza web aula sobre Vigilância em Toxoplasmose Gestacional e Congênita

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizará, nesta quarta-feira (07.12), das 8h às 17h, uma web aula sobre Vigilância em Toxoplasmose Gestacional e Congênita. A proposta é capacitar profissionais e estudantes da área da saúde pública e privada para aprimorar a assistência prestada à população.

Os interessados em participar da aula podem acessar o canal no YouTube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) neste link.

Serão discutidos, na capacitação, os aspectos gerais da toxoplasmose e o ciclo da doença; vigilância integrada para toxoplasmose; triagem neonatal; diagnóstico e tratamento da toxoplasmose gestacional e congênita; diagnóstico e tratamento da toxoplasmose ocular; vigilância epidemiológica para surtos de toxoplasmose; diagnostico em surto de toxoplasmose; surto de toxoplasmose e o acesso ao tratamento medicamentoso para a doença.

Sobre a doença

A toxoplasma é uma doença provocada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que é transmitida aos seres humanos através das fezes de diversos animais contaminados pelo agente transmissor. Vários animais domesticados e de produção podem ser transmissores; os mais conhecidos são os gatos, mas a lista inclui bovinos, suínos, caprinos, aves, animais silvestres.

No organismo humano, os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue, provocando infecção generalizada. Surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites.

Já a toxoplasmose congênita ocorre quando a gestante tem ou teve a doença, podendo transmiti-la ao recém-nascido. O bebê pode apresentar complicações, como hidrocefalia, convulsões, atrofia cerebral, anemia, problemas no fígado e alterações oculares. Durante a gestação, a mulher deve fazer exames para detectar a doença e tratá-la, caso seja constatada.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO: