Mais uma ação de plantio e conscientização ambiental foi realizada na manhã desta sexta-feira (14 de outubro) pelo projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso. Alunos e alunas do segundo ano do ensino médio da escola Salesiano Santo Antonio tiveram um manhã diferente plantando mudas nativas numa área verde, às margens do Rio Coxipó, que fica nos fundos da unidade de ensino.
As atividades foram divididas em dois momentos: a parte teórica, com palestra ministrada pela engenheira florestal do projeto Verde Novo, Rosiani Carnaíba e depois o jogo Rebojando, que ensina de forma lúdica sobre questões de preservação ambiental.
A professora Lidiane Àlvares Mendes, de Ciências Humanas, disse que já conhecia o projeto e fez o convite para o Verde Novo uma vez que para a feira do conhecimento deste ano o tema da turma do 2º ano é o Rio Coxipó.
“Teremos o aniversário de 125 anos da escola no mês de novembro, a culminância vai ser a feira de conhecimento. Temos uma grande área aqui nos fundo da escola e através disso pensamos fazer no primeiro momento dessa feira com as turmas da segunda série A e B do ensino médio o plantio de mudas até para incentivá-los. Muitos alunos mora na zona urbana e também para fazer isso incentivo através da palestra de replantio para que nós possamos nos tornar novamente a capital verde, Cuiabá Cidade Verde.”
Rosiani Carnaíba explica que as palestras são sobre arborização urbana, a forma correta de plantio e as mudas que foram plantadas: ipês roxo, branco e rosa, jenipapo e paineira.
“Estamos apresentando o Verde Novo nas escolas, principalmente aquelas que ainda não conhecem o projeto. Nosso objetivo é fazer a arborização em Cuiabá e resgatar o título de Cidade Verde. E já sabendo do projeto, das nossas ações e atividades de recuperação de áreas degradadas a professora nos procurou. E como o trabalho deles na feira de ciências é sobre a recuperação do Rio Coxipó viemos dar esse suporte trazendo as mudas para fazer o plantio juntamente com os alunos e recuperar essa área degradada aqui na beira do rio”, falou.
Aos 16 anos, a aluna Giovana Diglianne plantou sua primeira árvore e disse a importância desse ato e como foi a experiência. “Foi uma manhã divertida e muito legal. É bom ter esse conhecimento com a palestra, que falou também sobre sustentabilidade, e depois plantar uma árvore. Gosot de fazer essas práticas, a gente aprende muito”, afirmou.
O projeto Verde Novo tem como objetivo demonstrar o benefício da arborização nos centros urbanos, incentivar o plantio correto de árvores na cidade e criar espaços públicos com mais qualidade de vida.
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: Foto horizontal colorida dos alunos reunidos posando para foto. Eles estão na área do rio e seguram as mudas de plantas. Segunda imagem: Foto vertical colorida. Alunos plantando as mudas ao longo das margens do rio. Terceira imagem: Foto colorida horizontal. Rosiani Carnaíba e uma aluna estão agachadas plantando uma muda, que estão entre eles. Quarta imagem: foto vertical colorida da aluna Giovana plantando uma muda. Ela também está agachada, com uma das mãos na terra e a outra na muda. Sorri para a foto.
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO: