Vila Bela tem atenção do Estado pela primeira vez em anos

O primeiro dia da programação em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá), data em que o Governo do Estado transferiu sua sede para a cidade que foi a primeira capital mato-grossense, foi repleto de atividades e serviços oferecidos à população pelas secretarias da administração estadual.

Vila Bela, que completa 264 anos de fundação em 2016, será sede simbólica do Governo Estadual todos os anos, no dia de seu aniversário de fundação, em 19 de março, conforme prevê a Lei 10.377, publicada em 02 de março deste ano.

Durante a manhã, o governador Pedro Taques e sua equipe, assim como deputados estaduais, federais, prefeitos e vereadores da região, foram recebidos pelos dançarinos do Congo, dança tradicional de Vila Bela. Vários termos de cooperação e de convênios foram assinados, levando benefícios para cidades da região.

Durante a tarde, Taques manteve reunião com vários prefeitos, recebendo as demandas, e também realizou uma reunião de trabalho com as forças de segurança, traçando metas para este ano, com foco no trabalho integrado entre as áreas e com o Judiciário e Ministério Público Estadual.

Preservação da memória

No fim da tarde de sexta-feira, a Assembleia Legislativa foi instalada na Câmara de Vereadores de Vila Bela e homenageou várias personalidades da cidade. “Alguém que não conhece de onde veio, dificilmente vai saber para onde vai. Estamos aqui hoje em reconhecimento à história de Vila Bela, ao papel que do povo daqui em defender o nosso território. É uma honra estar presente neste momento e só podemos parabenizar o governador pela iniciativa de transformar Vila Bela, novamente, em capital de Mato Grosso”, afirmou o presidente do Legislativo estadual, deputado Guilherme Maluf.

O prefeito da cidade, Anderson de Andrade, agradeceu o reconhecimento do Estado à importância da cidade. “Nunca antes recebemos tantas ações e tanta atenção à nossa cidade. Temos muito orgulho de ver isso acontecer. Sempre fomos muito bem recebidos por esse governo e sei que nossas demandas terão respostas positivas. Esse é um tempo de muitas mudanças.”

Na sede simbólica da Assembleia Legislativa, o governador contou um pouco da história de Vila Bela da Santíssima Trindade e reafirmou a importância histórica de várias pessoas que passaram pela cidade. “Minha família chegou aqui em 1720, apenas um ano depois que o Vale do Guaporé foi nomeado, com a senhora Balbina Taques. Estar aqui hoje não é apenas o meu dever como governador, é também meu dever como filho desta terra e nos emociona encontrar um pouco de nossa história em cada canto da cidade”, disse.

Programação

Neste sábado, a partir das 08h, ocorre a tradicional Missa Comemorativa do aniversário da cidade e, em seguida, desfile cívico na Praça Central. Às 10h30, o governador Pedro Taques terá reunião com representantes dos movimentos em defesa da igualdade racial.

Às 14h, Taques continua as reuniões com os prefeitos e vereadores de toda a região. À noite haverá apresentação de Siriri e Cururu, Dança do Chorado e show nacional com Margareth Menezes.

Sábado, 19 de março

08h – Tradicional Missa Comemorativa

Local: Igreja Matriz – Praça Central

09h30 – Desfile Cívico

Local: Praça Central – Rua Pouso Alegre

10h30 – Reunião com representantes dos movimentos de defesa da igualdade racial

Local: Gabinete do Governador – Palácio dos Capitães Generais

12h – Tradicional Almoço Comunitário

Local: Centro Comunitário Paroquial São Francisco de Assis.

14h – Reunião com os Prefeitos dos Consórcios do Vale do Guaporé e Nascentes do Pantanal

Local: Palácio dos Capitães Generais

Agenda cultural

Sábado, 19 de março

18h – Cine RuínasLocal: Tenda Espaço Ruínas. Travessa do Palácio esquina com a Rua Municipal

Filme: Vila Bela e Ruínas e outras cinematografias

Apresentação dos alunos do Projeto Musicar (ao longo do dia)

Local: Espaço Cultural

19h30 – Show de Encerramento

Local: Praça Cultural de Eventos

Apresentações: Siriri e Cururu de Nossa Senhora do Livramento, Dança do Chorado, Ana Rafaela & Lorena Ly, Margareth Menezes

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO: